quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Problemas que causam o auto índice de evasão escolar na educação do campo. Aline Ferreira de Brito. Departamento de Pedagogia - Universidade do Estado



Na educação do campo vivenciamos inúmeros problemas que acabam prejudicando o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos e consequentemente elevando os índices de evasão escolar. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar alguns desses problemas que contribuem para esse processo decadente da educação brasileira, especificamente na área rural. Dentre esses caos educacionais, temos a presença de conteúdos inadequados com temas urbanos, desvalorização e inexperiência do educador, o difícil acesso a escola, a infra-estrutura deficiente, o currículo e o calendário escolar alheios a realidade do campo, entre outros. Os problemas detectados fazem parte da ampla vivencia dos ruralistas e dos próprios educadores, que até mesmo são esquecidos pela sociedade e pelos órgãos responsáveis. Nessa perspectiva, algumas possíveis soluções foram encontradas, como políticas públicas e ações voltadas para a educação do campo, participação ativa das famílias nesse processo, iniciativas de inovação de estruturas, conteúdos e currículo escolar visando à vida camponesa. Mediante a essas possíveis soluções, é plausível afirmar a responsabilidade que é solucionar esses desafios históricos e consequentemente levar adiante propostas de ação para transformar lutas em bandeiras carregadas por organizações, entidades e movimentos, e deste modo proporcionar oportunidades educacionais para o povo brasileiro.





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