segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Aplicativo Animais Vertebrados e Invertebrados




Público Alvo: Crianças de 7 a 10 anos

Objetivo: Proporcionar de forma interativa as definições de animais vertebrados e invertebrados.

Justificativa: A cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas.

Uma consideração fundamental é que o computador torna-se um dos recursos mediadores de uma aprendizagem dinâmica, ele não estará substituindo o professor, mas auxiliando-o como ferramenta interativa na construção da aprendizagem. Sendo assim utilizado pelo professor, vem a “enriquecer o ambiente das crianças para que as trocas simbólicas estimulem o funcionamento da representação mental.” (Fagundes, 1994, p.49).

Nesse sentido, o aplicativo foi criado devido à necessidade de uma aula interativa e proporcionar prazer em aprender brincando.

Metodologia: O aplicativo funciona de forma prática, a aula começa com uma apresentação dos criadores e o respectivo assunto, em seguida cada slide vai explicando de forma objetiva o que é animais vertebrados e invertebrados.

No aplicativo contém quatro questionários para testar o conhecimento do educando conforme que foi exposto na aula. O questionário possui cinco opções, sendo que apenas uma está correta.

Como é voltado para alunos de 7 a 10 anos, no decorrer do aplicativo há duas curiosidades sobre o mundo dos animais, com objetivo de informação e ludicidade.


Trabalho apresentado a Disciplina Educação e Tecnologia, como Pré-requisito de Avaliação Final, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá-UEAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário